Programa que prevê a conservação da Lagoa Itatiaia é aprovado na Câmara

Foi aprovado durante a sessão ordinária de quinta-feira (02) o projeto de lei que cria o Programa Lagoa Itatiaia Viva, e que tem como objetivo promover a conservação das características naturais do ambiente; contribuir para a proteção da diversidade biológica e proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.

De acordo com o vereador Delegado Wellington (PSDB), que é co-autor do projeto de lei, o Programa Lagoa Itatiaia Viva possui extrema importância para Campo Grande. Além disso, ele também é parte integrante do Plano Municipal de Segurança Pública, Lei 5.865/17, no Eixo 03.

“Na justificativa do projeto conseguimos analisar o quanto é importante que esse Programa seja colocado em prática. Pois, atualmente, o Parque encontra-se pavimentado com material permeável e com um novo desenho paisagístico para as calçadas ao redor do local. Além disso, ele se tornou um ponto turístico de Campo Grande. Em dezembro de 2003 foi revitalizado e desde então é frequentado por moradores de toda a cidade, principalmente pelos moradores dos bairros Tiradentes e Vila Lagoa Itatiaia, os quais utilizam o local para contemplar a natureza ou praticar exercícios físicos”, relata o parlamentar.

Ainda segundo a justificativa do projeto, o Programa tem como objetivo a conservação da Lagoa Itatiaia e de seu entorno,  pois os moradores da região reclamam sistematicamente da diminuição da qualidade do ambiente. Um outro fator apresentado é a realização de pesca desregrada no local, aliada ao descarte irregular de resíduos no entorno da lagoa e à falta de informação sobre as consequências desses atos. Tais ações ocasionaram uma visível degradação ambiental no local.

 

Texto: Fernanda Yafusso

Foto: Sidney Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *