Coordenadora de Políticas e Promoção da Igualdade Racial usará tribuna da Câmara a convite do vereador Delegado Wellington

A convite do vereador Delegado Wellington (PSDB), a coordenadora de promoção da Igualdade Racial de Campo Grande, Rosana Anunciação Franco, fará o uso da palavra livre na Câmara Municipal durante a 31ª sessão ordinária, a se realizar na próxima terça-feira (28), como forma de promover a reflexão sobre o Dia Nacional de Denúncia contra o Racismo, celebrado dia 13 de maio.

“Essa é uma oportunidade para as pessoas refletirem sobre comportamentos, pensamentos e discursos que infelizmente ainda são reproduzidos contra pessoas negras. É compromisso de todos lutarem por um mundo mais justo, e neste conjunto está incluída a justiça racial. Nada justifica minimizar a existência de outro ser humano, e toda ação deste tipo deve ser repreendida e denunciada”, destaca Delegado Wellington, o autor do convite.

O dia 13 de maio é considerado o Dia Nacional da Denúncia Contra o Racismo, como celebração alternativa à data em que foi assinada a Lei Áurea, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil.

Denúncia – O crime de racismo está previsto na Lei 7.716/89 e ocorre quando as ofensas praticadas pelo autor atingem toda uma coletividade, um número indeterminado de pessoas, ofendendo-as por sua raça, etnia, religião ou origem. Para denunciar o crime de racismo ou injúria racial, o cidadão deve procurar de imediato uma Delegacia de Polícia Civil para registrar um Boletim de Ocorrência.