Delegado Wellington cobra de secretário ações de prevenção na área da saúde

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (28), o secretário municipal de Saúde, Dr. José Mauro Pinto de Castro Filho, apresentou aos vereadores de Campo Grande, um relatório dos investimentos, projetos, contratações de profissionais e obras executadas na Capital. Na oportunidade, o vereador Delegado Wellington (PSDB), cobrou do titular da SESAU ações de prevenção para evitar transtornos e gastos com a saúde.

Pelo relatório, apresentado pelo Dr. José Mauro, entre as principais dificuldades existentes na saúde pública municipal estão: o déficit de profissionais, principalmente médicos de determinadas especialidades, o alto índice de judicialização na saúde, falta de habilitação de algumas unidades de saúde, o que impacta no repasse de recursos pelo Ministério da Saúde, e o aumento da folha de pagamento.

De acordo com o secretário nos últimos quatro meses, desde que assumiu a pasta, o principal desafio foi o controle da epidemia de dengue. Os gastos chegaram a R$ 27 milhões, como alvará judicial para entrar em casas fechadas, mutirões nos bairros, ações conjuntas em escolas, trabalhos educativos, caminhadas e borrifação do veneno. Hoje, o índice de infestação está em 0,6%, o que demonstra que o período de epidemia já foi superado.

Reconhecendo os desafios, após a apresentação dos dados, o vereador Delegado Wellington parabenizou o secretário pelos dados apresentados, mencionou os princípios da transparência e eficiência na prestação de contas e ressaltou a importância de investir em prevenção.

“Temos identificado que sua gestão tem tratado questões relacionadas à saúde de forma impessoal e com foco no resultado. Hoje, foram apresentados números que nos deixaram arrepiados, ano passado o vereador Lívio apresentou um estudo técnico apontando que teríamos uma epidemia de dengue e nada foi feito. Deveriam ter tratado a questão de forma preventiva. Portanto, a prevenção será a forma mais barata de resolver os recursos da saúde”, disse Delegado Wellington ao secretário de Saúde.