Delegado Wellington pede bom senso no registro de denúncias de aglomerações na Capital

Após os decretos municipais de toque de recolher e as recomendações do Ministério da Saúde para evitar aglomerações, a Guarda Municipal de Campo Grande disponibilizou um canal de contato para que população possa denunciar aglomerações como festas, atividades esportivas, reuniões, comércio aberto de forma irregular e outras situações que vão contra o isolamento social recomendado.

O canal de denúncias 153 funciona todos os dias da semana, 24h. Após o recebimento da denúncia, a central de atendimento repassa a demanda para os agentes responsáveis por tomar as devidas providências (seja a equipe de fiscalização da prefeitura, a Guarda Civil Municipal ou outras forças de segurança). Se o problema persistir nas 24h seguintes, o denunciante deverá ligar novamente para reforçar o pedido.

Apesar da eficácia no trabalho da Guarda Civil Metropolitana, o vereador Delegado Wellington (PSDB), presidente da comissão permanente de segurança na Câmara Municipal, pede bom senso nas denúncias para que não sobrecarregue o canal de denúncias.

“O canal é uma medida é de grande auxílio tanto para a guarda municipal quanto para a segurança da população. Estamos fiscalizando irregularidades e também dialogando com outras entidades para construir soluções conjuntas para o bem nossa Capital. A população precisa entender que além das denúncias de aglomerações, a guarda continua realização se trabalho de prevenção e repressão de outros delitos, por isso o bom senso na hora das denúncias são fundamentais”, disse Delegado Wellington.

Apenas na madrugada do último domingo, a Guarda Municipal atendeu 230 ligações, sendo 150 de denúncias sobre a quarentena. Durante a fiscalização das equipes na rua, 20 estabelecimentos comerciais foram orientados a fecharem as portas, 66 pessoas foram orientadas a voltarem para as suas casas e  dois estabelecimentos comerciais foram notificados.